Termina a contagem do Censo 2022

No último dia 28 de fevereiro se encerrou o prazo para a contagem populacional do Censo 2022. Ainda há algumas conferências de domicílios a serem realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estão em andamento.

O resultado prévio divulgado pelo IBGE em dezembro de 2022 trazia uma população no município de Redentora de 9.244 habitantes. Discordando desse número, o Município desenvolveu ações, em conjunto com o escritório do IBGE, para buscar melhor relatar a realidade populacional do município, uma vez que os dados populacionais do Cadastro e-SUS e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) mostravam que o número de habitantes deveria ser maior que o divulgado.

A Administração Municipal procurou fazer o que estava ao seu alcance no período compreendido entre janeiro e fevereiro para relatar a realidade populacional e, consequentemente, ter um número populacional que mantivesse o repasse de recursos do Governo Federal baseado na população, como é o caso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e determinados repasses da Saúde. Estamos agora no aguardo da divulgação dos resultados.

Segundo o prefeito Denilson Machado da Silva (Belô) "Nos empenhamos em fazer o máximo possível nesses 60 dias após a divulgação da prévia do IBGE. Trabalhamos em conjunto com o IBGE através de servidores municipais, secretários, agentes de saúde, professores e, principalmente, com a população de Redentora. Agradecemos a todos os envolvidos, especialmente aos servidores municipais da Saúde, Educação e outras Secretarias, que estiveram na busca ativa dos domicílios não visitados. Agradecemos ainda à Regional do IBGE, na pessoa do Flávio, que sempre esteve pronto a nos atender e fez também o possível dentro de suas competências. Agradecemos ainda o escritório local, nas pessoas do Munis e do Daniel, que em todos os momentos se mantiveram disponíveis e prontos para o trabalho, e nas pessoas deles estendemos os agradecimentos aos recenseadores que percorreram o Município. Por fim, o agradecimento especial a todo cidadão redentorense, que recebeu em sua casa os recenseadores, e aqueles que atenderam ao nosso chamado nestes 60 dias, nos avisando que não haviam sido visitados."