Começa hoje conferência do Censo na Terra Indígena do Guarita

Começa hoje, dia 16 de janeiro, a conferência da população indígena de Redentora pelos funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Município colocou dois carros à disposição do IBGE, além de dois servidores municipais para a realização da conferência da população contada pelo Censo.

A partir de amanhã, dia 17, o IBGE vai colocar mais dois carros e quatro servidores para fazer a conferência, que prosseguirá até o fim da semana na Terra Indígena do Guarita.

A conferência está sendo feita porque há divergência entre a contagem prévia do IBGE e os números da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Caso a redução da população se confirme, Redentora perderá receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que afetará diversas áreas e prejudicará o atendimento à população.

Desde a semana passada a Administração Municipal colocou à disposição da comunidade o telefone (55) 99626 2408 para que as pessoas que não foram entrevistadas pelo Censo possam agendar a visita dos recenseadores. Podem ser feitas ligações ou mensagens via Whats App.

Os Agentes Comunitários de Saúde também estão conferindo se as pessoas foram recenseadas. A conferência da população não recenseada fora da Terra Indígena será realizada na semana que vem. Somente serão visitados os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022.

A coleta do Censo começou em agosto de 2022, com recenseadores do IBGE visitando todos os domicílios. A contagem prévia indicou 9244 habitantes em Redentora. Porém, no Censo de 2010 a população do Município era de 10222 pessoas. A Sesai tem números ainda superiores a esse.

É importante que a população se mantenha ou cresça porque, além da redução nos recursos do FPM, há outros recursos, como os da Saúde, que levam em conta o número de habitantes.

Por isso, quem ainda não recebeu visita do IBGE deve avisar o seu agente de Saúde ou entrar em contato pelo telefone (55) 99626 2408.