Caminhada de conscientização sobre autismo ocorreu pela manhã

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 02/04/2024 às 13:55   |   Imprimir

Os funcionários das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, juntamente com as escolas municipais e estaduais, organizaram uma caminhada em prol do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, na manhã de hoje, 02 de abril.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

O Município de Redentora aderiu ao TEAcolhe, um programa do Governo do Estado que visa a atender à Política Estadual de Atendimento Integrado às Pessoas com Transtornos do Espectro Autista, garantindo e promovendo o atendimento às necessidades específicas das pessoas com Autismo, com foco no desenvolvimento pessoal, inclusão social, cidadania e apoio às famílias.

O objetivo do programa é organizar e fortalecer as redes municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social no atendimento às pessoas com Autismo e suas famílias. A equipe do TEAcolhe desenvolve ações buscando a conscientização e sensibilização da sociedade sobre o tema.