Representantes da Secretaria da Saúde do Estado fazem visita de orientação e apoio para o enfrentamento da Dengue

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 23/02/2024 às 09:12   |   Imprimir

O prefeito Malberk Dullius, o vice-prefeito Noedi Casagrande e a secretária Municipal de Saúde, Monica Manica, participaram, na tarde de ontem, dia 22 de fevereiro, de uma reunião de orientação sobre a Dengue com integrantes da Secretaria da Saúde do Estado.

O encontro aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde e reuniu também secretários municipais, o vereador Joel Ribeiro de Freitas, representando a Câmara de Vereadores, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, lideranças indígenas, representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e do programa Primeira Infância Melhor (PIM)/Criança Feliz.

A reunião foi aberta pelo diretor adjunto da Vigilância em Saúde do Estado, Marcelo Valandro, que com sua equipe visitou também a Terra Indígena do Guarita, levando orientações sobre o enfrentamento da Dengue para a comunidade.

Segundo Marcelo “vivemos uma situação bastante preocupante e a Vigilância em Saúde está focando o trabalho em auxiliar as comunidades no direcionamento de esforços para atender a população e garantir que não tenhamos óbitos causados pela Dengue”.

Marcelo lembrou que Dengue mata se o paciente não for bem assistido. “Temos que buscar o atendimento e não negligenciar os sintomas. A hidratação é a principal medida que devemos tomar. Também precisamos adaptar a rede de Saúde para atender os casos de Dengue. Precisamos agir em todas as frentes. Todos precisam fazer a sua parte para evitar a contaminação”, disse.

O prefeito Malberk lembrou que até mesmo uma tampinha de garrafa deixada no pátio pode acumular água da chuva e se transformar num foco do mosquito transmissor da Dengue. “Nesse sentido, todos nós somos responsáveis de checar os locais que acumulam água”, afirmou.