Redentora está mobilizada no enfrentamento à Dengue

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 22/02/2024 às 11:10   |   Imprimir

No município de Redentora foram confirmados até hoje, dia 22 de fevereiro, 120 casos positivos de Dengue. As pessoas infectadas residem na cidade, no interior e na Terra Indígena do Guarita.

A Administração Municipal tem realizado mutirões de limpeza e trabalho nas escolas, orientando sobre os sintomas da Dengue e as medidas de prevenção à proliferação e circulação do mosquito transmissor da doença.

Em breve vai ser feito recolhimento de pneus. As pessoas que têm pneus em casa devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Obras, Viação, Transporte e Trânsito para agendar o recolhimento.

Também está sendo feita a aplicação de inseticida nos locais onde há focos da Dengue. Porém, o inseticida só mata o mosquito que está voando, sendo essencial a eliminação dos focos, ou seja, qualquer recipiente que possa armazenar água, onde o mosquito deposita os ovos.

Na manhã de hoje, dia 22 de fevereiro, aconteceu uma reunião dos integrantes do Centro de Operações Especiais da Dengue do Município, sendo que foram elaboradas estratégias de enfrentamento à Dengue.

Orientações da Secretaria da Saúde do Estado do RS

A SES reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

Principais sintomas:

-febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias,

- dor retro-orbital (atrás dos olhos);

-dor de cabeça,

-dor no corpo,

-dor nas articulações,

-mal-estar geral,

-náusea,

-vômito,

-diarreia,

-manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes, com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática.

O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.