- 18/06/2025
Em um momento marcado por gratidão, reconhecimento e fortalecimento das práticas pedagógicas na Educação Infantil, foi realizado o seminário de encerramento da formação continuada do LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), referente à etapa de 2024. O evento aconteceu no município de Redentora, sede da formação, e contou com a presença de professores da pré-escola dos municípios de Redentora, Coronel Bicaco e Braga, além dos respectivos secretários de educação e Articuladoras Municipais RENALFA.
A Administração Municipal dos três municípios destacou a importância da formação, agradecendo o empenho e dedicação dos gestores, professores e formadoras. A professora Daiane Shroeder conduziu a formação ao longo do segundo semestre de 2024, e a partir da segunda etapa, já em 2025, os trabalhos foram assumidos pela professora Carla Andriguetto. Ambas foram homenageadas pelo comprometimento e pela contribuição significativa no desenvolvimento profissional dos docentes da região.
O LEEI é uma proposta formativa que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023. A partir de 2024, o programa passou a ser implementado em 15 estados e no Distrito Federal, com o objetivo de oferecer formação continuada a profissionais da Educação Infantil. A proposta foca no fortalecimento da oralidade, leitura e escrita como práticas sociais, valorizando o brincar e a interação como eixos fundamentais do processo de alfabetização na primeira infância.
Utilizando a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil como material didático, o LEEI apoia professores teoricamente e metodologicamente para que ampliem as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando suas especificidades e ritmos de aprendizagem.
A formação iniciada em agosto de 2024 envolveu meses de estudo, troca de experiências e aplicação de práticas pedagógicas significativas, culminando no seminário que celebrou os avanços alcançados pelos educadores e o impacto direto na qualidade do ensino oferecido às crianças da rede pública.
A iniciativa reafirma o compromisso dos municípios com a valorização dos profissionais da educação e com a garantia do direito à alfabetização desde os primeiros anos escolares, promovendo uma infância mais rica em linguagem, significado e possibilidades.