Secretaria Municipal de Indústria e Comércio é recriada

Desde o dia 01 de fevereiro está funcionando a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, que foi recriada em Redentora.

Wânia Siede é a secretária. Compete à Secretaria Municipal da Indústria e Comércio orientar, coordenar e controlar a execução das políticas de desenvolvimento industrial e comercial, bem como promover a realização de atividades relacionadas com o desenvolvimento industrial e comercial do município.

São atribuições da Secretaria:

I - Coordenar a promoção e o desenvolvimento econômico do Município através do fomento à Indústria e Comércio, visando à implantação ou expansão de negócios;

II - Desenvolver projetos e ações para a instalação e ampliação de negócios na área industrial e comercial;

III - Assistir e acompanhar os projetos de instalação de negócios e empreendimentos no Município;

IV - Propor ao Executivo medidas de proteção, apoio e incentivos à instalação de empresas, como isenção de impostos, realização de obras de infraestrutura e outras;

V - Articular-se com a Região para formação de parcerias em projetos regionais;

VI - Desenvolver estudos visando identificar oportunidades de negócios de interesse do Município;

VII - Coordenar ações de formação de cooperativas, associações, condomínios industriais e a organização do distrito industrial;

VIII - Desenvolver missões empresariais e missões de captação de investimentos industriais; apoiar projetos e implantação de empresas âncora, de abrangência regional, no segmento de comércio e serviços;

IX - Coordenar e executar promoções de apoio ao comércio, indústria, serviços tipo feiras, eventos em datas promocionais e desenvolver junto à comunidade iniciativas que auxiliem o incremento de negócios; e,

X - Propor e executar estudos periódicos sobre o perfil de desenvolvimento da indústria, do comércio, de prestação de serviços no Município.

A primeira ação da Secretaria visa o fortalecimento dos micro empreendedores individuais. O Município de Redentora conta com a Sala do Empreendedor, que mantém parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

E foi com o Sebrae que o Governo do Estado firmou convênio para o desenvolvimento do programa MEI RS, que prevê consultorias gratuitas a microempreendedores individuais de 44 municípios gaúchos. Redentora é um desses municípios.

Segundo a secretária Wânia, havendo menos fechamentos de MEIs, as mesmas seguirão sua vocação de geradoras de renda e emprego, contribuindo assim no desenvolvimento econômico e social do Município.

A Secretaria também está em contato com a Cooperativa Aurora – unidade frigorífica de Sarandi, que está realizando seleção de pessoal hoje, 06 de fevereiro, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Redentora.

A Administração Municipal auxiliou os candidatos selecionados para um processo seletivo realizado pela Aurora no último dia 31 de janeiro, fornecendo transporte para os mesmos até o município de Sarandi.

Outra ação relativa a vagas de emprego foi realizada com a Central de Recrutamento e Seleção da empresa JBS, que fez seleção de pessoal em Redentora no último dia 24 de janeiro. A Administração Municipal disponibilizou o Auditório da Secretaria Municipal de Saúde para a realização das entrevistas, sendo que as vagas são disponíveis são para operador (a) de produção nas unidades de Seberi (RS) e Itapiranga (SC).

A Secretaria está tratando com a JBS para a realização de mais uma seleção em breve.