Secretaria Municipal de Saúde realiza exames preventivos do câncer do colo do útero à noite

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 09/10/2023 às 13:52   |   Imprimir

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai oferecer o exame preventivo do câncer do colo do útero nas noites de 17, 18 e 19 de outubro, a partir das 18h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central.

A realização dos exames integra a programação do Outubro Rosa em Redentora.

O exame preventivo do câncer do colo do útero é recomendado para mulheres de 25 a 64 anos de idade, a cada três anos.

É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de Papanicolau, uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolau, que criou o método.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Monica Manica, a estratégia de diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer.