Administração Municipal lança Programa TEAcolhe

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 11/09/2023 às 10:32   |   Imprimir

O lançamento do Programa de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEAcolhe) em Redentora foi realizado no Gabinete do Prefeito Malberk Dullius, na última quarta-feira, dia 06 de setembro. Além do prefeito, estiveram presentes a primeira dama e secretária Municipal de Saúde, Monica Manica; a professora Mariluce Trindade, supervisora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; a psicopedagoga Claudineia Rodrigues Azevedo de Campo e a assistente social Heloísa Dapieve.

O TEAcolhe foi implementado no Rio Grande do Sul pelo Decreto Estadual 55824, de 05 de abril de 2021, cujo objetivo é regulamentar as diretrizes para a implementação e execução da Lei 15322, de 25 de setembro de 2019, que institui a Política Estadual de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista.

Em Redentora o TEAcolhe é coordenado por Claudineia Azevedo; Mariluce Trindade, mediadora Escola/Saúde (pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura) e Heloísa Dapieve (Secretaria Municipal de Saúde), além da psicóloga Rosana Hermann, pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sagrada Família.

O TEAcolhe promove o atendimento às necessidades específicas das pessoas com Autismo, com foco no desenvolvimento pessoal, inclusão social, cidadania e apoio às famílias.

O objetivo é organizar e fortalecer as redes municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social no atendimento às pessoas com Autismo e suas famílias.

A equipe desenvolve ações buscando a conscientização e sensibilização da sociedade sobre o tema.