Secretário Ivonildo está na China em viagem de intercâmbio

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 28/08/2023 às 16:11   |   Imprimir

O secretário Municipal de Assistência Social de Redentora, Ivonildo dos Santos, embarcou para a China na madrugada desta segunda-feira, dia 28 de agosto. No país asiático, Ivonildo participa de um intercâmbio coordenado pelo Fórum Brasil-China de Saúde (FBCS). Ele está viajando na companhia da presidente do FBCS, Patrícia Zhao.

O Município de Redentora, a Câmara de Vereadores, o FBCS e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) de Redentora firmaram um Termo de Cooperação Técnica e Fomento Interinstitucional com o objetivo de construção de projetos sociais comunitários de implementação e desenvolvimento na produção, industrialização, comercialização e aplicação de produtos fitoterápicos, como forma de melhoria nas condições de saúde da população, além de fomento para agricultores familiares da área rural e da Terra Indígena do Guarita, na complementação de renda e qualidade de vida, utilizando medicamentos naturais e auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade social e financeira.

O objetivo é que através do cultivo e processamento de medicamentos naturais, obtenham renda e diminuam a utilização de medicamentos químicos.

O Termo de Cooperação também visa o desenvolvimento e execução de cursos, palestras e práticas na produção e utilização de ervas medicinais (fitoterápicos).

A intenção é que o Município de Redentora submeta um projeto de produção de fitoterápicos e de construção de uma agroindústria de processamento de fitoterápicos, juntamente com um centro de pesquisa para fitoterápicos, à análise de viabilidade e aprovação ao Legislativo, e que destine um imóvel da Municipalidade para que o FBCS implante e opere empreendimento que processe os produtos fototerápicos.

Também existe a possibilidade de se construir a 1ª Feira Internacional de Fitoterápicos na Terra Indígena do Guarita, na segunda quinzena de maio de 2024.

Na foto, Ivonildo e Patrícia no Aeroporto de Guarulhos (SP), na noite de domingo, 27 de agosto.