Governo do Estado e Município de Redentora debatem criação de ambulatório especializado em Saúde Indígena

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 22/02/2023 às 14:57   |   Imprimir

O prefeito Denilson Machado da Silva (Belô) reuniu-se na última sexta-feira, dia 17 de fevereiro, com a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, e o cacique da Terra Indígena do Guarita, Joel Ribeiro de Freitas, em Porto Alegre.

Belô e Joel entregaram ofícios solicitando a criação e a habilitação de um ambulatório especializado em Saúde Indígena no Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela.

A demanda será avaliada pelo Departamento de Gestão Especializada (Dgae) e pelo Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps) da Secretaria Estadual de Saúde.

A secretária Arita destacou que o Governo do Estado continuará a parceria com o Hospital Santo Antônio até que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, contrate equipes de saúde para o atendimento regular das comunidades.

Na reunião, o prefeito Belô comunicou que no próximo dia 24 de fevereiro começarão a ser entregues aos indígenas as caixas d’água que a Prefeitura de Redentora adquiriu com recursos do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (Piaps). Foram adquiridas 730 caixas d’água.

Foto: Guga Stefanello - SES/RS