Administração Municipal e 15ª CRS distribuem água mineral na Terra Indígena do Guarita

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 03/02/2023 às 15:28   |   Imprimir

A Administração Municipal e a 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) distribuíram 20 bombonas de água mineral para cinco famílias moradoras do Setor Mato Queimado, localidade Toca da Onça, Terra Indígena do Guarita, na manhã de hoje, dia 03 de fevereiro. Também foram recolhidas diversas embalagens de veneno que os indígenas estavam utilizando para armazenar água.

A CRS ainda deixou na Terra Indígena 2 mil fracos de 50 ml de hipoclorito de sódio, para que as pessoas utilizem em toda a água que for usada para beber ou cozinhar, como alternativa de tratamento para quem não tem acesso à água potável. Devem ser colocadas duas gotas de hipoclorito a cada litro de água.

A ação aconteceu depois de uma reunião realizada no Setor Irapuá, à qual compareceram a secretária Municipal de Saúde, Carla Miranda; a assistente social Marinês Camargo; o cacique Joel Ribeiro de Freitas; o coordenador da 15ª CRS, Fernando de Carli; a epidemiologista da CRS, Juliana Silvani; o biólogo Alan Carminatti; agentes de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e lideranças indígenas.

Segundo o cacique Joel “tem gente armazenando água em galão de veneno. São coisas inacreditáveis que estamos nos empenhando para resolver por meio dessa parceria com a Prefeitura de Redentora e o Governo do Estado”.

A entrega da água foi apenas simbólica, pois a Administração Municipal está fazendo tomada de preços para a compra de mais água mineral. “Nós sempre estaremos ao lado da comunidade indígena”, disse a Secretária Carla.

A Administração Municipal de Redentora, por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), elaborou um Plano Emergencial proposto pelo prefeito Denilson Machado da Silva (Belô), que já está com a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann. Em breve o Governo do Estado vai destinar cestas básicas para os indígenas, que também irão receber caixas próprias para armazenar água potável.