Prefeito Belô reúne-se com lideranças indígenas para tratar sobre Saúde

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 10/01/2023 às 16:29   |   Imprimir

O Prefeito Denilson Machado da Silva (Belô) reuniu-se com lideranças indígenas na tarde de hoje, dia 10 de janeiro, no Gabinete. Esteve presente Glória Strapazzon, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), a Secretária Municipal de Saúde de Redentora, Carla Miranda, além de representantes do Setor Jurídico da Prefeitura.

Ficou acordado que o Plano de Aplicação de recursos para qualificação da atenção básica prestada aos povos indígenas será revisto. Os indígenas solicitaram ao Município que envie um médico para atender na Terra Indígena do Guarita, uma ou duas vezes por semana, enquanto o profissional do Programa Mais Médico não assume, o que deve acontecer em fevereiro próximo. O Prefeito Belô e a Secretária Carla vão tentar atender à demanda.

Também ficou combinado na reunião que o Prefeito Belô, a Secretária Carla e o Departamento Jurídico da Prefeitura vão acompanhar lideranças indígenas em uma agenda em Porto Alegre nos dias 25 e 25 deste mês, com a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann.

A Administração Municipal de Redentora manifestou preocupação com as mortes de recém-nascidos e jovens ocorridas recentemente na Terra Indígena. Os indígenas estão sem médico já há alguns meses.

O Prefeito Belô falou também sobre a necessidade de que o pessoal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vá novamente à Terra Indígena do Guarita para entrevistar todas as pessoas que ainda não responderam ao Censo. Glória disse ter certeza de que o Cacique Joel Ribeiro de Freitas vai ajudar para que todos os indígenas sejam recenseados.