Administração Municipal orienta sobre Vacina Pneumocócica

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 08/03/2022 às 15:31   |   Imprimir

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Imunização, orienta aos usuários que entrem em contato com a Sala de Vacinas para solicitação da Vacina Pneumocócica 13 Valente (VPC13).

A VPC13 previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite, entre outras) em crianças e as doenças causadas por 13 sorotipos de pneumococos.

O Setor de Imunização recomenda que pacientes com comorbidades e imunossuprimidos vão até a Unidade Básica de Saúde (UBS) e se informem sobre a disponibilidade da vacina.

A vacina é disponibilizada em casos especiais e mediante pedido especial (atestado médico ou histórico e receita médica que comprove a doença) e que seja encaminhado via solicitação pela unidade de saúde ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Para crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos de idade é recomendada a vacinação rotineira com VPC10 ou VPC13.

Para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas recomenda-se esquema com as vacinas CPC13 e VPP23.

Para maiores de 50 anos e, sobretudo, para maiores de 60, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23.