Lixo doméstico deve ser separado para facilitar a reciclagem

O Departamento Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente solicita atenção da população para o cuidado com o descarte do lixo doméstico.

O lixo deve ser separado, pois em breve somente será realizada a coleta de resíduos de forma separada, diferenciando o lixo pela sua composição. A forma mais simples de separação é dividir o lixo entre úmido (orgânico) e seco (inorgânico).

A coleta seletiva influencia de modo direto no momento da reciclagem, devido ao fato de que cada resíduo tem uma maneira correta de ser reaproveitado. Caso os resíduos estejam misturados, a reciclagem torna-se um processo muito caro, e até mesmo inviável.

A coleta seletiva pode ser feita de forma bem básica, nas residências das pessoas. Basta separar o lixo orgânico do lixo seco. Lixo orgânico é todo e qualquer material que provenha de origem animal ou vegetal, ou seja, todo resíduo que venha a compostar é classificado como orgânico. Exemplos são resto de alimentos, borra de café, ossos.

Já lixo seco inorgânico é todo material proveniente de origem industrial, como plásticos, vidro, metal, ou seja, todo material que não seja deteriorado por agentes decompositores.

A coleta de resíduos é realizada em Redentora às segundas e quartas-feiras à tarde e às sextas-feiras pela manhã. Pede-se à população que somente coloque o lixo para ser recolhidos nestes dias.

A comunidade deve ter consciência também de que sacolas plásticas não são muito resistentes, e quando é colocado peso acima do recomendado elas acabam estourando. Os trabalhadores do caminhão da coleta não recolhem lixo do chão.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente disponibiliza local para a entrega de lixo eletrônico, e disponibiliza também coletores de pilhas e baterias, em locais estratégicos.  O descarte correto destes itens evita danos à natureza.