Prefeito Malberk e vice Noedi recebem aplicadoras da Saers 2023

O prefeito Malberk Dullius e o vice-prefeito Noedi Casagrande receberam na tarde de hoje, dia 16 de novembro, as professoras Marlene Schunemann e Eliane Gardner Casagrande, designadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para aplicar as provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) 2023.

As provas serão aplicadas em Redentora de 20 de novembro a 05 de dezembro, nas escolas das redes municipal e estadual. O Saers é realizado pela Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Sul e já foi implementado anteriormente nos anos de 2010, 2016, 2018 e 2022.

O Saers tem como objetivo obter dados e informações sobre o desempenho dos alunos em relação ao desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas necessárias à sua inserção e participação na vida social, cultural e econômica do País.

As provas do Saers avaliam o desempenho dos municípios com base na avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. A taxa de aprovação dos estudantes em todos os anos também é levada em consideração. O resultado constitui o Índice Municipal da Educação do RS (IMERS) formatado para incluir a educação como critério para a distribuição do ICMS.

A adoção do desempenho na educação como critério para a distribuição do ICMS aos municípios foi aprovada pela Assembleia Legislativa em novembro de 2021. A proposta regulamentou o comando constitucional para que o rateio do ICMS contivesse no mínimo o critério de 10% avaliado em índices de melhoria na qualidade da educação e questões socioeconômicas dos alunos.