Gabinete da Primeira Dama e Secretaria Municipal de Assistência Social vão implementar Políticas Públicas de Proteção às Mulheres

A Primeira Dama e Secretária Municipal de Educação e Cultura, Eliane Amaral Costa; a Secretária Municipal de Assistência Social, Carla Miranda; e as Assistentes Sociais Raquel Almeida e Cristiane Pivetta estiveram reunidas hoje, dia 11 de fevereiro, a Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social, para tratar sobre a implementação de Políticas Públicas de Proteção às Mulheres no Município.

Recentemente, o Prefeito Nilson Paulo Costa e a Primeira Dama Eliane estiveram reunidos em Porto Alegre com a titular da Secretaria de Estado da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS), Regina Becker, e com a integrante da equipe técnica da Secretaria, Carla Capintanio, onde trataram sobre as Políticas para Mulheres.

A Primeira Dama apresentou na reunião de hoje o Guia para a Adesão de Políticas de Proteção às Mulheres nos Municípios, elaborado pelo Governo do Estado. Essa cartilha servirá de base para planejamento de atividades de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Ficou acertada a criação de uma Sala Lilás (para o atendimento de mulheres vítimas de violência) no Cras Sagrada Família e a organização da solicitação do Ônibus Lilás para o mês de março.

As assistentes sociais Raquel e Cristiane ficarão responsáveis por organizar as atividades e um plano de ação, juntamente com a Secretária Carla, que irá organizar a requisição de materiais para a implementação da Sala Lilás.

Também será instituída em Redentora a Coordenadoria Municipal da Mulher.

A instituição de Políticas Públicas para Mulheres em Redentora é uma ação do Gabinete da Primeira Dama (contando com o apoio da SICDHAS, que vai colaborar com informações e orientações) e da Secretaria Municipal de Assistência Social, que entra com a parte operacional.