Indígenas receberão cestas básicas

Um total de 221 indígenas da Terra Indígena do Guarita vão receber cestas básicas a partir do dia 21 de julho, por meio da ação “RS Urgente – A fome tem pressa”, do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Uma parceria entre o Cacique Carlinhos Alfaiate, o Gabinete da Primeira Dama e as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação e Cultura de Redentora possibilita que os alimentos sejam entregues aos indígenas.

Na manhã de hoje, dia 16 de julho, foi realiza uma reunião no Gabinete da Primeira Dama entre os integrantes da comissão que trata sobre a logística para entrega das cestas. Estiveram presentes a Primeira Dama e Secretária Municipal de Educação e Cultura, Eliane Amaral Costa; o Cacique Carlinhos Alfaiate; a Secretária Municipal de Assistência Social, Carla Miranda; e o chefe do Setor de Transporte da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Antônio Carlos Della Flora.

A Primeira Dama e Secretária Municipal de Educação e Cultura, Eliane lembra que não foi possível contemplar a todos os indígenas e que a listagem dos beneficiados foi feita pelos doadores dos alimentos.

A SJCDH recebeu os alimentos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Os públicos alvos da Secretaria focam nas populações mais vulneráveis, com recortes voltados para pessoas extremamente pobres, que não foram contempladas por nenhum programa do Governo, como o Bolsa Família.

Os alimentos foram retirados no dia 15 de julho, na Defesa Civil de Santo Ângelo, pela Secretária Carla e pelo Coordenador da Defesa Civil em Redentora, Carlos Wanderlaan Castro de Oliveira.

A entrega dos alimentos será realizada na Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio do Gabinete da Primeira Dama e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sendo organizada conforme o Setor de moradia dos indígenas.

A cesta é composta por 5 quilos de arroz, 1 quilo de feijão carioca, 900 ml de óleo de soja, 1 quilo de sal, 340 gramas de molho de tomate, 500 gramas de massa, 125 gramas de sardinha em óleo e 500 gramas de fubá.