Administração Municipal inicia projeto “EDUCAR Vida” na Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas

A Administração Municipal, através das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social, iniciou hoje, dia 05 de julho, a implantação do projeto “EDUCAR Vida – quem cuida se cuida”, pela Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas.

As psicólogas do Município, Rosana Hermann, Letícia Bridi e Yeda Godoi desenvolvem o projeto intersecretarial com as equipes das escolas municipais.

Conforme a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Eliane Amaral Costa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) descreve um ambiente de trabalho saudável como aquele em que trabalhadores e gestores cooperam com o processo de melhoria contínua da proteção e promoção da segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores e para a sustentabilidade do ambiente de trabalho, abrangendo tanto as questões relacionadas à segurança e saúde no ambiente físico de trabalho como no ambiente psicossocial.

“Promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho é uma iniciativa que contribui para um melhor engajamento e consequente qualidade do desempenho. Na área educacional não é diferente, uma vez que os profissionais envolvidos nesse setor são formadores, não só de opiniões, mas também de caráter. É de suma importância que estejam saudáveis fisicamente e também emocionalmente”, afirma Eliane.

Assim, pensando nas diferentes condições a que os profissionais educacionais estão expostos desde o início de 2020, quando o mundo foi assolado pela pandemia de Covid 19, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Redentora propôs a criação do projeto “EDUCAR Vida – quem cuida se cuida”, que será desenvolvido nesta semana com as equipes das Escolas Municipais.

A Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Daiane Schroeder, acompanhou o trabalho na Escola Doutor Getúlio Vargas. De acordo com ela, o setor educacional pode ser classificado como um órgão vivo, que trabalha diretamente com pessoas e é responsável pelo desenvolvimento do presente e do futuro da sociedade.

“Pelo grande envolvimento e responsabilidade dos profissionais da área da Educação, o projeto EDUCAR Vida torna-se relevante para o enfrentamento dos desafios que têm permeado o ambiente deste contexto”, afirma Daiane.

A diretora da Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas, Luciana Horst, acrescenta que o projeto aborda as diversas áreas do desenvolvimento humano que contribuem para a saúde dos profissionais da Educação.