PAA 145 famílias e a Apae beneficiadas com alimentos da agricultura familiar

• A segunda entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi realizada na tarde de hoje, dia 27 de junho, na Praça Redenção

Assunto: GABINETE DA PRIMEIRA DAMA  |   Publicado em: 27/06/2019 às 15:32   |   Imprimir

A segunda entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi realizada na tarde de hoje, dia 27 de junho, na Praça Redenção. Redentora é o único município da Região Celeiro a se capacitar para o programa do Governo Federal que tem como finalidades básicas promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
Para atingir esses objetivos, o PAA compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela rede sócio-assistencial.

De acordo com o coordenador do PAA em Redentora e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Iodai dos Santos, o programa também fortalece a rede de comercialização e incentiva hábitos alimentares saudáveis.

A primeira dama Eliane Amaral Costa trabalhou intensamente como coordenadora do PAA em Redentora, antes do secretário Iodai assumir a coordenação. Para Eliane, as entregas dos alimentos são o resultado de muito esforço da Administração Municipal e da Emater, e o resultado do trabalho está sendo recompensado.

O PAA é desenvolvido em Redentora por meio de uma parceria entre a Administração Municipal, através do Gabinete da Primeira Dama, Secretarias Municipais de Assistência Social e de Agricultura e Meio Ambiente e Emater.

Luiz Lyra, da Emater, explica que cada agricultor pode receber até R$ 6,5 mil durante a realização do programa, que é válido pelo período de um ano, com uma entrega mensal.

Em Redentora, 23 famílias de agricultores produzem os alimentos, que são entregues a 145 famílias em vulnerabilidade social, integrantes do Cadastro Único. A Apae recebe cinco cestas de alimentos.

Hoje as famílias levaram para casa alface, feijão, laranja, bergamota, batata doce, massa caseira, melado, ovos e mandioca. A composição da cesta vai variar conforme a época do ano mas, no total, serão ofertados 18 tipos de alimentos, produzidos conforme a sazonalidade.

As pessoas beneficiadas precisam levar um documento de identificação e uma sacola para carregar os alimentos. Hoje, um senhor foi à Praça levando um carrinho de mão. Feliz, transportou ali os alimentos para sua família.

O prefeito Nilson Paulo Costa lembra que as tratativas para o desenvolvimento do PAA começaram em setembro de 2018. Desde aquela época foram realizadas várias reuniões entre o Gabinete da Primeira Dama, as secretarias municipais de Agricultura e Assistência Social e Emater. Finalmente, no dia 23 de maio foi realizada a primeira entrega de alimentos.