Município aderiu ao programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O Município de Redentora aderiu, em 2023, ao programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal. O programa ocorre em regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, almejando, por meio da conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País.

O objetivo central é assegurar que 100% das crianças de Redentora estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° anos, afetadas pela pandemia de Covid 19.

Redentora já vinha desenvolvendo junto ao Estado do Rio Grande Do Sul o Programa Alfabetiza Tchê, responsável pela aplicação das avaliações de Fluência Leitora.

O programa atua em cinco eixos: fortalecimento da aprendizagem; fortalecimento da gestão municipal e escolar; formação de professores; avaliação externa, acompanhamento e monitoramento dos indicadores; e cooperação, articulação e incentivo.

São beneficiados alunos da Educação Infantil (de quatro a cinco anos) e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das redes municipais e estadual.

No dia 16 de fevereiro, o município de Redentora recebeu o material de apoio ao programa na 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), e nos dias 19 e 20 de fevereiro a Secretaria Municipal de Educação realizou a entrega do material aos alunos e professores da Rede Municipal.