Escola Estadual Américo dos Santos realiza 2ª Mostra de Produtos da Terra

A Escola Estadual de Ensino Médio Américo dos Santos realizou na manhã de hoje, dia 17 de novembro, a 2ª Mostra de Produtos da Terra. O objetivo do evento é fortalecer e dar ainda mais visibilidade para tudo o que a terra nos oferece diariamente.

A escola se localiza em Vila São João, estando inserida no meio rural, e os alunos são, na maioria, filho de agricultores. Por isso a escola acredita ser fundamental trabalhar e valorizar os alimentos e produtos da agricultura familiar.

O prefeito Malberk Dullius; o vice-prefeito Noedi Casagrande e os secretários Municipais de Educação e Cultura, Luis Henrique Perdoncini dos Santos; e de Assistência Social, Ivonildo dos Santos Vieira, prestigiaram a Mostra, além do diretor da Escola Municipal Assis Brasil, Paulo Rogério Carvalho de Arruda.

Um dos projetos apresentados na Mostra foi o “Esponja vegetal: uma opção sustentável”, desenvolvido pelos alunos da turma 211 do 2º ano do Ensino Médio. O projeto obteve destaque com a conquista do 1º lugar no Nível III (Ensino Médio), na fase regional da Mostra Científica das Escolas Estaduais, com o tema “Sustentabilidade e tecnologia para transformar”, e participará da fase estadual, em Porto Alegre, no próximo dia 21, onde representarão o município de Redentora.

A professora Simone Vieira, orientadora do projeto, explica que alunos e professores, observando o aumento do lixo plástico na comunidade e no mundo, procuraram uma alternativa para substituir a esponja sintética, um problema para o meio ambiente, e encontraram uma solução na esponja vegetal.

“Buscando a conscientização e educação das pessoas diante do lixo que cada um produz, buscamos através deste projeto, incentivar o plantio da esponja, e conscientizar o seu uso no lugar da esponja sintética, por ser um produto não poluente e sustentável, que ao ser descartado pode tornar-se adubo orgânico, realimentando um ciclo natural. A esponja sintética, ao contrário, é um resíduo sólido de difícil decomposição”, explica Simone.