Redentora classifica-se em quarto lugar no Imers

O governo do Estado divulgou, no último dia 05, o resultado do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), considerado essencial para colocar em prática a proposta de incluir a educação como critério para a distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O marcador – construído a partir da aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) nas redes municipais de ensino em 2022 – apresenta dados sobre o desempenho nos municípios com base na avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. A taxa de aprovação dos estudantes em todos os anos também é levada em consideração.

Redentora ficou em quarto lugar no Estado, com resultado 78,43. O município de Vespasiano Corrêa obteve o melhor resultado (84,10), seguido de Dois Irmãos das Missões (80,79) e Rondinha (80,26).

A adoção do desempenho na educação como critério para a distribuição do ICMS aos municípios foi aprovada pela Assembleia Legislativa em novembro de 2021 a partir de projeto enviado pela Administração Estadual. A proposta previa a adoção do critério a partir de 2024, representando 10% do total a ser distribuído aos municípios, com a ampliação gradual do percentual até 2029, quando chegaria a 17%.

Para o secretário Municipal de Educação e Cultura de Redentora, Luis Henrique Perdoncini dos Santos, o bom resultado obtido pelo município se deve ao excelente trabalho realizado pelos professores com os estudantes e seu comprometimento com um projeto de escola bem organizada.

“Os nossos professores identificam as necessidades dos alunos e propõem formas de atendê-las, estabelecendo uma relação mais igualitária com os estudantes, reconhecendo seus saberes e legitimando a sua capacidade de contribuição com seu próprio processo de desenvolvimento”, diz Luis Henrique.

Segundo o prefeito Malberk Dullius, o resultado do Imers reflete o trabalho conjunto realizado pela Administração Municipal em parceria com as equipes diretivas das escolas, professores, funcionários, pais e estudantes. “Essa parceria é um trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos”, destaca.

Para Malberk, o bom desempenho dos estudantes deve-se também ao incentivo que a Administração Municipal dá aos professores. “A escola é construída por sua comunidade. Todos têm o seu papel e estão envolvidos na implementação de um projeto de qualidade na educação”, afirma.