Departamento Ambiental coleta lixo eletrônico

• A Administração Municipal de Redentora, através do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, dispõe de po

Assunto: Departamento Ambiental  |   Publicado em: 04/04/2019 às 10:22   |   Imprimir

A Administração Municipal de Redentora, através do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, dispõe de ponto de coleta de lixo eletrônico para o correto descarte dos materiais, evitando, assim, os danos ambientais que o descarte inadequado acarreta.

De janeiro até o final de março deste ano, foram coletados cerca de 1500 quilos de eletrônicos no município. Desde 2013 o Departamento Ambiental realiza coletas, muitas vezes diárias, de materiais eletrônicos, pilhas e lâmpadas, evitando assim o destino desses matérias em locais impróprios. O material é destinado à empresa coletora, para que seja dado o descarte correto.

“É preciso descartar o lixo eletrônico em locais apropriados”, diz o secretário municipal de Agricultura, Iodai dos Santos.  Ele acrescenta que, aparentemente, as palavras lixo e tecnologia não têm muito a ver uma com a outra, ou quando têm é no melhor dos sentidos, ou seja, no sentido de algum tipo de tecnologia que dê o destino adequado para o lixo. “Porém, quando a tecnologia fica ultrapassada, vira lixo, e com certeza, um lixo altamente nocivo”.

As tecnologias são substituídas muito rapidamente, como, por exemplo, telefones celulares, computadores e televisores. Segundo o secretário Iodai, quando se substitui uma tecnologia, devemos dar o descarte correto aos equipamentos não mais utilizáveis.

“Em nosso dia a dia, não pensamos nisso. Não pensamos o quanto uma bateria de celular ou de notebook ou mesmo uma pilha irá poluir o solo, e que seus componentes, como plástico e metais pesados, podem chegar aos lençol freático. O Departamento ambiental tem a preocupação de evitar essa poluição”, diz Iodai.