EMATER PROPÕE CULTIVO DE HORTALIÇAS E PLANTAS BIOATIVAS EM PEQUENOS ESPAÇOS

A Administração Municipal através do Escritório da Emater-RS/Ascar de Redentora está desenvolvendo um projeto de horta/horto em pequenos espaços, muros e cercas. Essa iniciativa se deve a importância do cultivo dessas espécies, principalmente de plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares.

O uso de plantas para tratamento de males é um costume que acompanha o ser humano desde o início de sua história, fruto de um conhecimento repassado entre as gerações.

Se nota um grande número de pessoas que estão deixando a tradição de cultivar estas plantas que são de extrema importância para a vida.  O uso de Remédios Caseiros, Temperos e Chás frescos está cada vez mais raro. O que a Emater de Redentora propõe é um resgate do cultivo, provando que não é necessário um grande espaço para a plantação. Esta ideia também tem o foco no público urbano, além do rural, pois demonstra um modelo de horta/horto que pode ser feito em muro e grades das propriedades.

Estas ações são uma forma de minimizar o uso de medicamentos industrializados e de alto custo. A equipe da Emater/Ascar de Redentora incentiva o cultivo de plantas no quintal de casa, pois além de não ter custo, ser livre de agrotóxicos e conservantes, proporciona saúde e bem estar de toda a família.