Secretaria Municipal de Assistência Social vai participar do Projeto de Inclusão Produtiva do Governo Federal

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vai participar do Projeto de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Em Redentora o projeto é coordenado pela Secretaria de Assistência Social e pela Emater, e vai beneficiar 25 famílias, que receberão benefício de R$ 5 mil.

Conforme o secretário Ivonildo dos Santos Vieira, as principais dificuldades dos agricultores mais pobres estão centradas, de um lado, na falta de apoio técnico para qualificar, aperfeiçoar ou mesmo dar início às suas atividades produtivas e, por outro lado, na escassez de recursos para investir na melhoria da sua produção.

“Assim, para aprimorar o processo produtivo das famílias mais pobres, foi criado esse projeto, em que os agricultores recebem acompanhamento individualizado e continuado de técnicos agrícolas, que compartilham seus conhecimentos sobre formas de aumentar a produção, a qualidade e o valor dos produtos. O Programa também disponibiliza recursos não reembolsáveis para serem investidos na estruturação de suas atividades produtivas”, explica Ivonildo.

Os recursos podem ser usados na compra de insumos e equipamentos (como sementes, adubos, ferramentas e matrizes de animais) ou na contratação de pequenos serviços necessários à implantação do projeto. O pagamento é feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) diretamente aos agricultores, por meio do cartão do Bolsa Família.