Agricultores redentorenses enviam ramas de mandioca para agricultores do Vale do Taquari

O secretário Municipal de Assistência Social de Redentora, Ivonildo dos Santos Vieira, está no Vale do Taquari entregando um caminhão cheio de ramas de mandioca para os agricultores da região fortemente atingida pelas chuvas que iniciaram em setembro e se estendem até hoje.

As ramas foram coletadas entre os agricultores de Redentora e enviadas pela Administração Municipal ao Vale do Taquari como forma de ajuda para as pessoas que tiveram enormes perdas nas regiões atingidas pelas fortes chuvas.

Segundo o secretário Ivonildo, na seca de 2010, famílias do Vale do Taquari enviaram um caminhão de ramas de mandioca para os agricultores de Redentora. “Agora é o momento de sermos solidários com as famílias camponesas do Vale do Taquari. O que vemos são pessoas que não aceitam que seus irmãos passem por necessidades sem fazer nada para ajudar, e decidiram fazer uma ação de solidariedade e partilha, dividindo o que têm com aqueles que estão em dificuldade no momento”, diz Ivonildo.

Ele destaca que essa ação integra a campanha Sementes de Solidariedade, lançada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no Rio Grande do Sul e que visa a coletar sementes de feijão, milho, hortaliças, amendoim, abóbora, baraço de batata e outras cultiváveis para enviar ao Vale do Taquari.

De acordo com Ivonildo, desde a primeira semana do ciclone extra tropical o MPA está com uma equipe nas comunidades do Vale do Taquari, fazendo levantamento de perdas a fim de pressionar os governos federal e estadual a tomar medidas a fim de que as pessoas atingidas possam reestruturar suas vidas.