Redentora poderá sediar uma agroindústria de beneficiamento de fitoterápicos

O secretário Municipal de Assistência Social de Redentora, Ivonildo dos Santos Vieira, participou da Feira Internacional de Medicina Tradicional Chinesa, em Pequim, na China, de 01 a 04 de setembro. Ivonildo e a ex-presidente do Fórum Brasil-China de Saúde (FBCS), Patrícia Zhao, representaram o Brasil na Feira, tendo sido convidados pela organização Medicina Tradicional Chinesa para participar do evento.

Ivonildo e Patrícia levaram para a China uma exposição de chás e folhas de plantas com potencial de produção comercial no Brasil e na Região Celeiro, além de uma amostra de artesanato indígena Kaingang e Guarani, mel e própolis.

Eles também assinaram um protocolo de responsabilidade com a Universidade Nacional de Medicina Tradicional Chinesa, com cinco tópicos.

O primeiro visa a construção de intercâmbios de solidariedade com jovens e mulheres representantes de movimentos sociais, camponeses, quilombolas, indígenas e trabalhadoras urbanas ligadas a sindicatos. O segundo tópico trata da construção de um Centro de Estudos e Pesquisa de Fitoterápicos no Brasil, com possibilidade de construção na região Norte do Estado do Rio Grande do Sul, numa parceria do Governo brasileiro, universidades e instituições governamentais chinesas.

O terceiro é sobre a disponibilidade de um terreno de cerca de 3 hectares para a construção desse Centro, proposta pela Administração Municipal de Redentora – prefeito Malberk Dullius e vice-prefeito Noedi Casagrande.

O quarto tópico é sobre a possibilidade de construção de uma agroindústria de beneficiamento de fitoterápicos em Redentora, e o quinto, a organização da I Feira Internacional de Fitoterápicos no Brasil, com possibilidade de acontecer na Terra Indígena do Guarita.

“Estamos avaliando prazos e estudando a possibilidade de se realizar essa Feira na segunda quinzena de maio de 2024 ou 2025”, conta Ivonildo.