Administração Municipal orienta produtores rurais no combate à Raiva dos Herbívoros

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, orientou produtores rurais que tiveram perdas em seus rebanhos bovinos provocados pela Raiva dos Herbívoros, recentemente.

A Raiva dos Herbívoros é transmitida por morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) e pode causar a morte de bovinos, ovinos, equinos e outros animais. A enfermidade também pode ser transmitida ao ser humano e não tem cura.

Em Redentora, bovinos de 14 propriedades foram afetados. O veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Gustavo Morilo Pereira Cossetin, relata que, no início do mês de maio, realizou três necropsias em animais mortos, e identificou que todos foram a óbito por Raiva dos Herbívoros.

“Procuramos identificar as propriedades que haviam relatado morte de bovinos com sinais clínicos iguais ou parecidos com aqueles que fizeram com que chegássemos ao diagnóstico. Então passamos a visitar os produtores e identificar a causa da morte dos bovinos”, conta Gustavo. Ele coletou material e mandou para confirmação no laboratório oficial do Estado, o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF).

Identificadas as propriedades em que havia bovinos doentes, o veterinário recomendou vacinar todos os animais das propriedades (bovinos, ovinos e equinos) e fazer o reforço vacinal depois de 21 dias da primeira dose (para efetivamente a vacina ter efeito).

“Também pedimos para que as pessoas que tiveram contato com animais doentes de Raiva procurassem o Posto de Saúde para ter acesso ao calendário vacinal recomendado pela Vigilância Sanitária com sede em Palmeira das Missões”, relata o veterinário.

Nas propriedades onde houve surto, a Secretaria fez vacinação contra a Raiva em todos os cães e gatos, devido ao risco de esses animais entrarem em contato com os animais doentes e se tornarem portadores ou até mesmo adoecer.