Administração Municipal faz descarte correto de lixo eletrônico

• A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, disponibiliza o ano todo local para entrega de eletrônicos

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 12/03/2021 às 09:59   |   Imprimir

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, disponibiliza o ano todo local para entrega de eletrônicos. A cada três meses realiza contato com empresa licenciada para o descarte correto desses itens. No dia 11 de março foram descartados cerca de 450 quilos de eletrônicos.
Equipamentos e componentes como computadores, monitores, celulares, pilhas e baterias, televisores, entre outros, compõem o chamado lixo eletrônico. No processo de produção desses equipamentos e acessórios, são usadas substâncias que podem garantir maior durabilidade e desempenho. Porém, quando a vida útil desses produtos chega ao fim, esses mesmos elementos podem representar sérios riscos à saúde das pessoas e ao meio ambiente se não forem descartados adequadamente. Mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio são apenas alguns dos resíduos tóxicos encontrados nesses produtos.
Os restos de equipamentos eletrônicos contém mais de 20 tipos de componentes que podem ser extremamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente e podem resultar na contaminação do espaço e das pessoas que fazem a sua manipulação, como as pessoas que separam materiais para reciclagem. Sem saber exatamente como descartar equipamentos e acessórios eletrônicos, muitos consumidores tendem a deixar esses itens armazenados em casa até o dia em que fazem o descarte no lixo comum.

O descarte desses produtos juntamente com o lixo comum pode gerar o vazamento das substâncias mencionadas e contaminar o solo e os lençóis freáticos, os quais são responsáveis por boa parte da água que consumimos.